Saiba mais sobre nós

Quem somos

A Fundação Toque – Fundação para o Bem Estar Educacional, Esportivo, Social, Cultural e Ocupacional de Araraquara e Região – FUNBESCO é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos. A partir do trabalho do Centro Educacional e Cultural Toque S/S Ltda, empresa de prestação de serviços que existe desde 1.990, institui-se em 26 de setembro de 2006 com autorização do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Fundação Toque para atuar nas áreas socioeducacional, cultural, esportiva, saúde/ocupacional e meio ambiente para o atendimento integral à crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiências intelectual e múltipla.

Matrículas

Breve Histórico da Instituição

Estamos instalados em um espaço de 35.000 m² cedido pelo município de Araraquara onde temos:

• Núcleo Educacional com 2.000 m² composto por setor administrativo com banheiros adaptados, almoxarifado, copa com lavanderia, sala de reunião, secretaria, setor de saúde com consultório e ambulatório, brinquedoteca, sala multiuso, biblioteca, refeitório, salas de aula com banheiros adaptados e trocadores;
  • Núcleo Especial de Meio Ambiente com 200 m² onde temos banheiros masculino e feminino, adaptado, sala de ferramentas e barracão para plantio e cursos;
  • Jardim Terapêutico construído pelos profissionais da entidade em conjunto com os alunos envolvendo o plantio de mais de 60 espécies de plantas não tóxicas, pomar, quiosque, pergolado, deque com lago e peixes ornamentais o que já provocou o aparecimento de diversas espécies de pássaros, borboletas e insetos;
  •  Horta Mandala: produção agroecológica de hortaliças, leguminosas, frutas, ervas medicinais e aromáticas em uma horta em estilo Mandala onde atuam pedagogas, técnicos de campo e atendidos – laborterapia e ocupacional. A metodologia de plantio é a forma consorciada visando, com isso, a otimização dos espaços utilizados e o controle natural de pragas já que não utilizamos defensivos químicos; compostagem de sobras de cascas de alimentos orgânicos da entidade, das famílias atendidas, dos colaboradores e produção ecológica de produtos de limpeza e higiene pessoal à base de produtos naturais como água, bicarbonato de sódio, vinagre, óleos essenciais.

O projeto atende, atualmente, 21 crianças e adolescentes e 39 jovens e adultos com deficiências intelectual e múltipla, de 6 a 50 anos, nas oficinas de aprendizagem funcional, atividades de vida diária, atividades de vida prática, cozinha experimental, padaria artesanal, oficina artesanal de produtos de limpeza e higiene pessoal, musicalização, aromaterapia, artesanato, dança, teatro,  libras, arteterapia, comunicação alternativa, fisioterapia educacional com aplicação da educação condutiva, oficina de meio ambiente – laborterapia e semi-profissionalizante, no Núcleo Especial de Meio Ambiente – NEMA. Os profissionais envolvidos são pedagogas, intérprete de libras, psicopedagoga, educadores sociais e ambientais, técnicos de campo, professores/oficineiros de artesanato, dança, teatro, capoeira, judô, taikondô, psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.

Este serviço tem por finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos usuários. A metodologia pedagógica utilizada atualmente é a educação emancipadora  que visa empoderar o indivíduo da possibilidade de tomar as decisões sobre sua vida, respeitando para isso as características e limitações intelectuais, emocionais e físicas de cada um dos atendidos.

O projeto apresenta autossustentabilidade com captação e reuso de água de chuva, tratamento de 100% do esgoto através de biodigestor, produção de energia elétrica através de Sistema Fotovoltaico, utilização de entulho reciclado para calçamento interno. Possuímos certificações: Federal – OSCIP(Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), CNES (Cadastro Nacional de Entidades de Saúde), Estadual: CRCE- Certificado de Regularidade Cadastral Estadual, Utilidade Pública Estadual,  Pró-Social- Secretaria de Desenvolvimento Social – DRADS -Araraquara, Municipal: Utilidade Pública Municipal, CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMDCA-COMCRIAR (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Com estas certificações possuímos todas as certidões negativas municipais, estaduais e federais para pleitear recursos junto a órgãos públicos e privados, seja através de convênios, termos de colaboração e /ou fomento, termos de parceria, participação de editais, captação de recursos via lei de doação ou incentivos fiscais (Lei do Esporte, lei Rouanet via Ministério da Cultura, PRONAS via Ministério da Saúde) e outros.

Em 2008 participamos do PPS – Programa Parceria Social – da EMBRAER onde fomos contemplados com recurso para a primeira construção no terreno, que foi destinado à Fundação Toque através de Concessão de Uso de Área, pela Prefeitura Municipal de Araraquara. No projeto foi construído um espaço para Educação Ambiental que foi a base para o início de atividades ambientais com nossos assistidos e hoje este espaço será adaptado para iniciarmos o processo de autossustentabilidade da entidade.

A construção do Núcleo Educacional e Ocupacional que conta com sustentabilidade ambiental foi realizada com recurso de TACs (Termo de Ajuste de Conduta) do Ministério Público do Trabalho -15ª Regional – de 2010 a 2016, em uma destinação total de R$ 2.241.320,00.

Em 2015, através de parceria da Cutrale, construímos o NEMA- Núcleo Especial de Meio Ambiente – formado por barracão de plantio, sala de ferramentas, banheiros masculino, feminino e adaptado, implantamos o biodigestor e construímos a Horta Mandala. Em 2016 a mesma empresa destinou via Lei de IR, recurso utilizado na manutenção do projeto educacional, social, esportivo, cultural, ocupacional e de meio ambiente.

Em abril de 2018, nosso projeto de meio ambiente foi contemplado pela Ação Social Cooperada, para realizarmos a compra de um triturador de resíduos orgânicos, melhorando a quantidade e qualidade de compostagem produzida para utilização em nossa horta orgânica. A Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus criaram em 2005 Fundos de Investimento Social (FIS) com o objetivo de atuarem, paralelamente às suas atividades, como instituições de fomento e apoio ao terceiro setor. Os dois fundos são geridos como uma organização única, sob a denominação de Ação Social Cooperada Sicoob Credicitrus Coopercitrus, cujo objetivo primordial é dar apoio financeiro a projetos de entidades sociais legalmente constituídas e com reconhecida utilidade pública, que atuem prioritariamente na área de educação, em todos os níveis e para os mais variados fins (básica, complementar, profissionalizante, artística, ambiental, cooperativista). Em 2019, a Coperfam, Cooperativa de Agricultura Familiar, une-se ao projeto Ação Social Cooperada, colaborando com o projeto da Fundação Toque.

No mês de junho de 2018, recebemos mais um TAC do Ministério Público do Trabalho que utilizaremos para obras em andamento e reforma do espaço onde será a sorveteria/açaizeiro, praça e cinema ao ar livre.

No ano de 2018, conseguimos recurso através do programa Abrace uma Causa, onde o nosso projeto foi apresentado aos colaboradores da Empresa Votorantim; destinação da Empresa JBT – John Been Technologies, da cidade de Araraquara e da empresa Cutrale, que utilizamos para a construção do Parque de Aventuras com tirolesa adaptada, circuito de arvorismo e parede de escalada associado a uma praça retrô com carrinho de pipoca, raspadinha, doces e lanche, sorveteria/açaizeiro. Com a implantação do referido parque daremos início ao processo de autossustentabilidade plena da entidade.

No ano de 2017 participamos do Edital do FID – Fundo de Interesses Difusos – com a contemplação de nosso projeto “Geração de Energia Fotovoltaica para sustentabilidade de Projeto Social” onde firmamos um Termo de Parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo em 2020 com término em 2022, com a instalação de Sistema Fotovoltaico nos tornando energeticamente sustentáveis.

A entidade continua com Termos de Parceria com o Fundo Municipal de Assistência Social e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com Planos de Trabalho em seu projeto global ” Oficinas Integradas para o Desenvolvimento Social, Holístico, Emancipador e Inclusivo” e inovou ao apresentar um projeto de combate à fome onde construiremos hortas urbanas, nas casas de 150 moradores da Zona Norte em Araraquara, utilizando os princípios da permacultura.

A Fundação Toque também continua com parcerias com Comtexto Cultural e PRONAS através de leis de incentivos fiscais. Em 2020 e 2022 através de emendas parlamentares concluímos mais duas salas de aulas e montamos uma sala de projeção/cinema com a compra de equipamentos audiovisuais e estruturais.

Missão

Capacitar pessoas com deficiência para sua autonomia social, promovendo seu desenvolvimento e inclusão

Praticar a Igualdade, Dignidade, Fraternidade, Perseverança e Solidariedade

Fundação Toque

Receba nosso Boletim informativo

Fique por dentro de tudo que acontece na Fundação toque.

× Como posso te ajudar?